Política de Qualidade

A ESEDJTMM compromete-se com o desenvolvimento e implementação de mecanismos eficazes de melhoria contínua da qualidade de acordo o conjunto de princípios e propósitos que estão na base da cultura organizacional da Escola e a partir dos quais se projetam as estratégias, por forma a potenciar o desempenho da escola na formação de profissionais de saúde enquanto pilar da sua atividade.

A ESEDJTMM focaliza a sua atenção na satisfação dos seus clientes, envolvendo-os na melhoria da saúde das populações.

A ESEDJTMM pretende manter a sua contínua valorização e crescimento, suportado no seu capital humano: estudantes, professores, funcionários e cooperantes. Nesta estratégia de valorização contínua a ESEDJTMM orienta-se em torno de cinco pontos reconhecidos como eixos fundamentais: formação, investigação & desenvolvimento e inovação, prestação de serviços à comunidade, cooperação institucional e internacionalização, visando aumentar a expressão da sua missão.

No desenvolvimento das suas atividades a ESEDJTMM assegura o cumprimento dos requisitos legais e outros aplicáveis, proporcionando um enquadramento para o estabelecimento e revisão dos objetivos da qualidade.

Caracterização do PGQ da ESEDJTMM

A Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega, possui um Sistema de Gestão da Qualidade (PGQ) implementado, de acordo com um conjunto de princípios e propósitos que estão na base da cultura organizacional da Escola e a partir dos quais se projetam as estratégias, por forma a potenciar o seu desempenho. A decisão de enveredar pelo caminho da qualidade, através da implementação de um PGQ, encontra-se expressa na Política da Qualidade da ESEDJTMM. Esta tem em conta os princípios estabelecidos decorrentes da sua missão, visão e valores incorporados na cultura do corpo docente e não docente, traduzindo-se na procura permanente da satisfação dos estudantes e da Comunidade e na contínua melhoria da qualidade dos serviços prestados.

O PGQ aplica-se às actividades de:

  • Ensino superior na área da saúde;
  • Ensino pós-graduado nas áreas da saúde;

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

  • Planeamento Estratégico – sua concretização faz-se no contexto do processo de planeamento, da realização das atividades, dos processos de ensino-aprendizagem, da Investigação, gestão e revisão do PGQ.
  • Planeamentos Escolares – atividades conducentes ao planeamento de cada ano letivo do ciclo de estudo.
  • Ensino – atividades de lecionação, de avaliação da aprendizagem e de acompanhamento da atividade de lecionação dos ciclos de estudos
  • Planeamento e divulgação da oferta formativa: atividades formativas, desde a candidatura dos estudantes à concretização do curso, avaliação da aprendizagem e da atividade formativa desenvolvida.
  • Gestão da atividade Académica. Divulgação da informação, candidatura e matrícula apoio à atividade letiva.
  • Gestão da Biblioteca – gestão do acervo da Biblioteca, indo ao encontro das necessidades de estudantes e docentes no âmbito da lecionação dos ciclos de estudos.
  • Gestão de equipamentos e materiais – necessários para as sessões práticas, (Laboratório e Clínica)
  • Gestão das infra-estruturas, de forma a manter os atuais padrões operacionais.
  • Logística – aquisição de bens de consumo corrente, bens imobilizáveis e serviços; avaliação dos fornecedores com relevância para a qualidade do ensino.
  • Gestão de Recursos Humanos – seleção e contratação de docentes e não docentes com competência científica e técnica adequadas de modo a garantir a excelência do ensino e às necessidades existentes;
  • Gestão das necessidades de formação e sua implementação.

Chaves, Janeiro de 2013

Comissão Instaladora

Nome E-mail
Prof. Maria Helena Penaforte  nepenaforte@gmail.com
Prof. Vitor Machado  vmachado@esechaves.pt
Dr. Eduardo Cruz  ecruz@esechaves.pt
Prof. Catarina Sequeira  csequeira@esechaves.pt
Prof.ª Fernanda Príncipe  vice.presidente@essnortecvp.pt
Nuno Claro Silva  nunoclarosiva@gmail.com
Prof. Abel Martins  abelm@esechaves.pt
Prof. Cristina Moura  cmoura@esechaves.pt
Manual de Qualidade
pdf(340 Kb)